Páginas

sábado, 22 de março de 2014

Algo sobre o o Constructivismo Lógico-Semântico, por Paulo de Barros Carvalho

O Constructivismo Lógico-Semântico é, antes de tudo, um instrumento de trabalho, modelo para ajustar a precisão da forma à pureza e à nitidez do pensamento; meio e processo para a construção rigorosa do discurso, no que atende, em certa medida, a um dos requisitos do saber científico tradicional. Acolhe, com entusiasmo, a recomendação de Norberto Bobbio, segundo a qual não haverá ciência ali onde a linguagem for solta e descomprometida. O modelo constructivista se propõe amarrar os termos da linguagem, segundo esquemas lógicos que deem firmeza à mensagem, pelo cuidado especial com o arranjo sintático da frase, sem deixar de preocupar-se com o plano do conteúdo, escolhendo as significações mais adequadas à fidelidade da enunciação. (…).

Este artigo integra a obra coletiva “O Constructivismo Lógico-Semântico”, vol. I, coordenada por Paulo de Barros Carvalho e organizada por Aurora Tomazini de Carvalho, no prelo pela Editora Noeses.

Paulo de Barros Carvalho é professor emérito e titular de direito tributário da PUC-SP e da USP e membro titular da Cadeira nº 14 da Academia Brasileira de Filosofia. É presidente do IBET Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e editor-chefe da Editora Noeses.


Fonte: IBET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.