Falando em nome de seu estado, o Rio Grande do Sul, e dos governos de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, José Ivo Sartori disse que os governadores conhecem as dificuldades da economia do país e também estão fazendo ajustes em seus Orçamentos, mas salientou que os estados precisam da ajuda da União para retomar os investimentos.
Ele fez um apelo pela redução do percentual de endividamento dos estados e criticou mudanças em curso no Simples Nacional, as quais, disse, também retiram a capacidade de investimento dos estados.
O governador se manifestou em favor do Fundo de Segurança Pública e do compromisso conjunto de mudança da política previdenciária, mas pediu que os recursos da Lei Kandir e do Fundo de Exportação cheguem até os estados exportadores. Sartori criticou a definição de pisos salariais de funcionários públicos, definidos, conforme afirmou, sem ter em conta a situação dos estados.
— Ninguém é contra que os funcionários possam ganhar melhor para prestar um serviço melhor, mas [estabelecer pisos salariais] de forma desavisada, sem o comprometimento do estados, é muito preocupante — disse Sartori.
Ao final, ele pediu aos presidentes do Senado e da Câmara que tomem cuidado com projetos de lei que tramitam nas duas Casas. Se aprovados em conjunto, acrescentou, eles podem retirar até R$ 100 bilhões dos estados.
Fonte: Agência do Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.