Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2015

Senado 22.05.2015 - Jucá critica condução de ajustes pelo governo

Apesar de reconhecer a necessidade dos ajustes promovidos pelo governo para reverter a crise — como o contingenciamento de recursos orçamentários que deverá ficar em torno R$ 70 bilhões — o senador Romero Jucá (PMDB-RR) criticou nesta sexta-feira (22) a forma como vem sendo conduzido o processo.

Na avaliação do senador, os ajustes deveriam ter começado pelo que chamou de uma “animação econômica”, com a ampliação dos programas de concessões, da parcerias público-privadas e com o fortalecimento da relação com os investidores. Só depois, apontou Jucá, é que deveria ser discutido o aumento de tributos e mudanças em benefícios trabalhistas.

— O governo começou cortando ou ajustando ou discutindo ou realinhando alguns direitos, alguns programas sociais, como se isso fosse a solução de algo que se buscava para resolver o problema, e não é. Esse é um pequeno componente do que tem que se fazer — disse Jucá, da tribuna do Plenário.

Após garantir a recuperação da segurança jurídica, da credibilidade do governo e da previsibilidade da economia,afirmou, o Executivo deveria ter cortado o valor de contratos de custeio e a reduzido o número de ministérios.

— O governo faria essa movimentação interna de cortes que está fazendo agora com um pouco de contingenciamento — assinalou.

Em seguida, na avaliação de Jucá, o governo discutiria o aumento de impostos e a repartição do sacrifício com o setor produtivo empresarial. Só então, avaliou Jucá, no quarto movimento, entraria em pauta a questão dos trabalhadores e de cortes ou ajustes em benefícios trabalhistas.

— Existem alguns equívocos em programas do governo, porque o governo não pode incentivar a rotatividade do emprego, a baixa produtividade — disse Jucá.

Assim como o governo federal, estados e municípios vivem situação difícil, analisou Jucá. O desafio, em sua avaliação, é evitar que o impacto da crise de estenda por muitos anos.

— O desafio da economia não vai impactar o governo da presidenta Dilma apenas. Um resultado negativo, um retrocesso impacta as futuras gerações. Isso será diluído em anos. Então, o desafio é premente, urgente e é de todos — avaliou.

Jucá saudou a iniciativa do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de promoverem um debate com governadores para repensar o pacto federativo.

— A sociedade clama por melhores condições de atendimento de serviço público, de saúde, de educação — apontou.

Fonte: Agência do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.